FACEBOOK LANÇA NOVA FERRAMENTA DE BUSCA

15/01/2013 22:52

 

Fim do mistério: Facebook lança nova ferramenta de buscas internas

Chamado em português de Busca social, o sistema permite encontrar pessoas, fotos, lugares e interesses na rede social de forma mais simples

REDAÇÃO ÉPOCA

 
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
 
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anuncia a nova ferramenta da rede social, chamada "graph search" (Foto: Jeff Chiu/AP)

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta terça-feira (15) uma nova ferramenta da rede social que promete facilitar a vida dos usuários. A “Busca social”, chamada em inglês de “Graph search”, é um sistema de buscas internas do Facebook, em que será possível encontrar fotos, lugares, interesses e pessoas de forma muito mais simples. 

O anúncio aconteceu em Menlo Park, na Califórnia, Estados Unidos, com a presença da imprensa e de alguns convidados. Até então, a novidade a ser divulgada no encontro era um mistério, o que lembrou os tão aguardados lançamentos da Apple.

Nesta terça, Zuckerberg entrou no palco dizendo que a missão do Facebook é deixar o mundo mais conectado, dando ferramentas para os usuários compartilharem tudo o que acontece em sua vida. Em seguida, explicou que há três pilares no universo desta rede social. O primeiro é o feed de notícias, e o segundo é a linha do tempo. O terceiro pilar foi anunciado hoje: a Busca social.

A nova ferramenta é basicamente um sistema de buscas interno do Facebook. O CEO explicou: “O que é Busca social? Não é uma busca na web. Nós não estamos indexando a web, mas indexando o nosso mapa do gráfico, que é muito grande e está em constante mudança. Quase um milhão de novas pessoas todos os dias. 240 bilhões de fotos. 1 bilhão de pessoas. 1 trilhão de conexões”.

O objetivo da Busca social não é mandar links para o usuário encontrar sozinho as respostas que deseja obter, mas levar diretamente a resposta a ele. É possível fazer uma série de perguntas, como quais são os seus amigos que gostam de um determinado estilo de música, ou quais restaurantes seus amigos costumam ir em uma determinada cidade. O Facebook, então, agrupa as respostas para você. 

“Um dos maiores problemas que tivemos de resolver foi como conseguir que essas pessoas fizessem perguntas de um jeito natural e intuitivo. A resposta está nos filtros”, disse o CEO. Você filtra o que quer saber, e os resultados são mostrados de acordo com o grau de afinidade: primeiro as respostas relacionadas a seus melhores amigos, depois aos amigos com quem você tem menos contato, e em seguida aos amigos de amigos.

No palco, Zuckerberg deu um exemplo útil: “Existe um jeito melhor de encontrar lugares para ir do que vendo em quais locais seus amigos estiveram e de quais eles gostaram?” Nos filtros, é possível refinar a busca por tipo de lugar (como restaurante, parque, casa de show, etc.), por pessoas que curtiram aquele lugar, por cidade ou região e por tipo de pessoas que foram ao local (amigos, amigos de amigos, etc.)