INSTALADORES USAM BOTÕES DESATIVADOS PARA EMPURRAR EXTRAS

24/04/2013 23:06

 

Instaladores usam botões desativados para empurrar ‘extras’ ao PC

Altieres Rohr | 13/04/2013 16h54

Se você não tomar muito cuidado ao instalar softwares, com certeza acabará com programas indesejados no sistema. São aplicativos que configuram sistemas de busca ruins (e não estou falando do Bing) no navegador, instalam barras de ferramentas e até mudam a página inicial. Em alguns casos, o PC fica até mais lento por causa da “bagagem extra”.

Quero enfatizar aqui o muito cuidado. Nos piores casos, o programa não permite optar pela instalação sem os extras, que, apesar de terem entrado fácil, são normalmente muito insistentes para ficar.

Mas mesmo se você tiver a “sorte” de instalar um aplicativo que dá a opção de dispensar os extras, as telas podem usar botões desativados para confundir. Veja essa tela do instalador doDaemon Tools – programa popular usado para acessar dados de imagens ISO sem gravar em CD e DVD:

Opção de instalação personalizada está 'indisponível'.

Opção de instalação personalizada está ‘indisponível’.

Aparentemente, não é possível clicar na opção “avançada” da instalação personalizada. Aparentemente, apenas. Se você clicar, verá três novas opções que, se deixadas ligadas, modificarão as configurações do navegador web:

Opção desativada está disponível e oculta adicionais.

Opção desativada está disponível e oculta adicionais.

É fácil pensar que a opção está indisponível por conta de algum componente que falta no sistema, ou porque ela seria destinada a uma versão diferente do Windows, ou… existem casos em que instaladores realmente não deixam certas opções disponíveis.

Uma justificativa plausível (a primeira que me ocorreu) era que a instalação personalizada estava indisponível porque essa era a versão gratuita do Daemon Tools e a instalação personalizada ativaria alguma função especial da versão paga.

Cabe observar mais uma coisa interessante: embora a opção “personalizada” fique desativada quando a opção “recomendada” está marcada, o inverso não é verdade. Ao marcar a opção personalizada, a “expressa” continua claramente disponível!

Passado o pior, o instalador do Daemon Tools não desiste de empurrar mais extras: o antivírus brasileiro PSafe, e uma opção que envia dados sobre todos os CDs que você usar com o Daemon Tools para um serviço on-line.

Se até botões indisponíveis precisam ser clicados para ficar livre de extras desnecessários, não é possível ter cuidados em excesso durante a instalação de programas.

MountSpace coleta informações sobre os CDs e DVDs que você usar com o Daemon Tools.

MountSpace coleta informações sobre os CDs e DVDs que você usar com o Daemon Tools.

Antivírus brasileiro PSafe também é extra já marcado por padrão no instalador.

Antivírus brasileiro PSafe também é extra já marcado por padrão no instalador.